INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER BUCAL (INCB)

A saúde brasileira e gaúcha terá um grande acréscimo. O CRO/RS lança o Instituto Nacional do Câncer Bucal (INCB).
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER BUCAL (INCB)

Os números da doença são significativos, o que motivou o presidente, Dr. Nelson Eguía, a apresentar a proposta aos conselheiros da Instituição e construir uma iniciativa que visa inaugurar, em Porto Alegre, o primeiro centro de atendimento referência para tratamento integral deste tipo de câncer.

“O câncer bucal é um tipo de câncer extremamente invasivo (agressivo). A doença tem rápida evolução e letalidade. O Rio Grande Sul é um dos Estados com maior incidência deste câncer. Essa realidade nos mobilizou para construir esse projeto extremamente necessário e benéfico aos gaúchos”, comenta Dr. Nelson Eguia.

O Instituto Nacional do Câncer Bucal será responsável pelo acolhimento e atendimento de portadores da doença. Com uma equipe multidisciplinar contendo cirurgiões-dentistas, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, a instituição estará apta a receber os cidadãos acometidos pelo câncer bucal.

A expectativa para o início dos atendimentos é de 6 meses. O local de funcionamento do Instituto será a antiga sede do CRO/RS, na Rua Vasco da Gama, nº 723. A estrutura foi disponibilizada pelo Conselho gaúcho. O prédio passará por reformas de adequação para atender às exigências técnicas, viabilizando o atendimento.

Entre as etapas previstas até o pleno funcionamento, está incluso, também, o alinhamento com as demais entidades de saúde a fim de buscar parcerias e um atendimento completo aos pacientes.

Os recursos para a reforma de adequação do prédio e financiamento do INCB serão viabilizados através de parcerias público-privadas e campanhas de arrecadação.

O Presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS), Nelson Eguia, exalta o inédito lançamento no Brasil e ressalta o impacto positivo que o Instituto trará à Classe e às pessoas: “Precisamos viabilizar todas as formas de acesso à saúde. O lançamento do INCB representa muito ao Brasil e, sobretudo, aos gaúchos. São vidas que serão salvas, certamente. Pessoas que serão atendidas de forma ágil e competente. Isso é cumprir um papel social. É fazer mais pela saúde. É pensar naqueles que precisam”, destaca.

O Câncer Bucal

O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

Estima-se 10.900 casos novos da doença em homens e 4.200 em mulheres para cada ano até 2025. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença, em virtude dos vícios e hábitos praticados.