CDS DA REGIÃO SUL PARTICIPAM DE CMS

Cirurgiões-dentistas contribuem ativamente para a saúde pública de seus municípios através da participação nos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) na Região Sul do Estado (RS).
CDS DA REGIÃO SUL PARTICIPAM DE CMS

“O Conselho Municipal de Saúde é a essência das políticas públicas em saúde. É onde tudo começa. Quem participa dá voz a sua causa.  Que não participa, consente”, comenta o delegado regional do CRO/RS na Região Sul, CD Ângelo Ozelame.

Os Conselhos Municipais de Saúde representam a garantia da inclusão direta da população no controle e elaboração de políticas para a gestão de saúde nos municípios. “É direito e dever de todo cidadão participar das decisões sobre as políticas públicas de saúde do seu município. E aí está a importância da participação. Não estar presente é uma forma de deixar que decidam por nós”, declara a conselheira Municipal de Saúde de Pelotas no período de 2008 a 2019, CD Tania Izabel Bighetti.

Para Tania, alguns desafios acompanham o CD que contribui no CMS. “Em primeiro lugar é uma agenda quinzenal, demandando compromisso do profissional. Em segundo lugar, é importante saber o limite do que podemos decidir pelos nossos colegas e que eles compreenderão que, se não houve voto a favor da classe, foi porque havia algo maior. E, por último, desenvolver a tolerância, pois há muita divergência de opiniões, não só técnicas como politicas, que permeiam as discussões”.

Entre discussões e votações, o CMS delibera sobre o investimento destinado à Saúde, monitora as ações que já estão sendo feitas na área, participa da formulação de metas e acompanha as verbas que são encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também os repasses de programas federais.

De acordo com o representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RS) no CMS de Rio Grande, CD Anderson P. Zedradek, é relevante a participação nos Conselhos porque os gestores públicos precisam conhecer melhor os desafios da Odontologia em cada região. “Julgo ser importante a participação nos conselhos, devido as peculiaridades da profissão e que normalmente não são de conhecimento da comunidade e nem dos integrantes da gestão de Saúde do Município”.

O conhecimento das “peculiaridades da profissão” são fundamentais para a melhoria da Saúde Bucal Municipal, elevando a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Cada vez mais precisamos estabelecer nossa profissão nas equipes de saúde. Como funcionários da rede pública, precisamos estar presentes e defender tanto a nossa classe como também os direitos e deveres dos usuários do serviço. Nos conselhos municipais, a presença do dentista mostra que não estamos isolados em um consultório, que podemos sim melhorar e fazer parte do grande SUS”, compartilha CD Deisi Lane R. Silva, conselheira Municipal de Saúde de Capão do Leão.

Para Deisi, quem ganha com a presença de cirurgiões-dentistas nos Conselhos Municipais de Saúde é a classe odontológica. “Para a classe odontológica, a presença dos CD’s nos conselhos só nos fortalece ainda mais e permite que tenhamos voz e busquemos a nossa valorização frente as gestões.”

É fundamental, repito, fundamental à saúde da população e à classe odontológica, que o cirurgião-dentista participe dos CMS(…). É uma estratégia para provocar as mudanças pretendidas”, finaliza presidente do CRO/RS, Nelson Eguia.

Na Região Sul, os atuais conselheiros Municipais de Saúde cirurgiões-dentistas são:

– CMS Pelotas – titular: Lucas Brum Cleff; suplente: Patrícia de Mattos Ulysséa;

– CMS Rio Grande – titular: Anderson Pereira Zedradek; suplente: Eduardo Paulitsh;

– CMS Amaral Ferrador – titular: Delizia Ajala Gonçalves; suplente: Ilo Mota Sperb;

– CMS Capão do Leão – titular: Deisi Lane Rodrigues Silva; suplente: Juliano Levien;

– CMS São Lourenço do Sul – titular: Moisés Alberto Kröning; suplente: Frederico Bubolz Timm.

– CMS Jaguarão – presidente: Eugênio Moraes.