CAMPANHA MAIO VERMELHO 2024: O CÂNCER DE BOCA É SILENCIOSO. PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO

O CÂNCER DE BOCA É SILENCIOSO. PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO. Com esse slogan, o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) lança oficialmente a campanha Maio Vermelho 2024, que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Boca, um tumor maligno que afeta diversas estruturas da cavidade bucal (lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, bordas da língua e na região embaixo da língua).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 15 mil novos casos no Brasil para o triênio 2023-2025, com uma incidência maior em homens. No Rio Grande do Sul, espera-se 580 novos casos, sendo 90 apenas em Porto Alegre.

SINTOMAS

• Lesões (feridas) que não cicatrizam por mais de 15 dias
  • Manchas brancas ou vermelhas
  • Sangramento constante sem motivo
  • Nódulos (caroços) ou inchaço na região do pescoço que não são doloridos
  • Rouquidão persistente
  • Dificuldade de mastigação e de engolir (casos mais avançados)
  • Dificuldade na fala (casos mais avançados)
  • Dificuldade para movimentar a língua (casos mais avançados)
  • Sensação de que há algo preso na garganta (casos mais avançados)

FATORES DE RISCO

• Fumar (cigarros convencionais e eletrônicos, cachimbos, charutos, entre outros)
  • Mascar fumo
  • Consumo excessivo e diário de bebidas alcoólicas
  • Tabaco e álcool combinados aumentam o risco de desenvolver câncer
  • Exposição ao sol sem proteção adequada
  • Infecções virais, como o HPV
  • Alimentação não saudável

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

Evitar os fatores de risco e manter hábitos alimentares saudáveis são formas eficazes de prevenção. O exame clínico realizado pelo Cirurgião-Dentista é o principal método de diagnóstico, sendo a biópsia da lesão o procedimento utilizado para confirmar o diagnóstico. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e reduz as sequelas após o tratamento, que pode afetar a fala, a mastigação, a deglutição e a estética facial, além de potencialmente levar à morte.

O Cirurgião-Dentista é o profissional qualificado para prevenir e diagnosticar o Câncer de Boca.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA MAIO VERMELHO 2024

• Chamamento Público (Avaliação Bucal Solidária)

Local: Redes Sociais CRO/RS

Evento: O CRO/RS Convida os profissionais Cirurgiões-Dentistas, clínicas odontológicas e/ou Universidades que atuem na área da Odontologia no Rio Grande do Sul (RS), devidamente inscritos junto ao Conselho e com a situação regular perante a entidade para atuarem como participantes voluntários da Campanha MAIO VERMELHO 2024. Os interessados em participar da campanha realizarão, ao longo do mês de maio, avaliação bucal solidária na população gaúcha, exclusivamente para diagnosticar possíveis lesões bucais na sociedade e prevenir o Câncer de Boca no Estado. As inscrições ocorrem até o dia 30 de maio de 2024.

EVENTOS

• PALESTRA COMISSÃO ESTOMATOLOGIA: Diagnóstico Bucal, Osteonecrose dos Maxilares e Laserterapia em Odontologia

Data: 18 de maio (sábado)

EVENTOS REALIZADOS

Santo Ângelo: Câncer de Boca: Lesões fundamentais, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento

Caxias do Sul: O Câncer Bucal e seus diagnósticos diferenciais

Passo Fundo: O Câncer Bucal, as desordens potencialmente malignas e o manejo odontológico do paciente oncológico

LOCAIS ILUMINADOS

Em apoio à campanha, instituições públicas, privadas e entidades diversas vão iluminar edifícios e monumentos históricos na cor vermelha. Confira a programação abaixo:

• CRO/RS (01/05 a 31/05)

Rua Vasco da Gama, 720, Rio Branco, Porto Alegre/RS

• Instituto Nacional do Câncer Bucal  (INCAB) – 01/05 a 31/05

Rua Vasco da Gama, 723, Rio Branco, Porto Alegre/RS

• Theatro São Pedro (01/05 a 31/05)

Praça Marechal Deodoro, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre/RS

• OAB RS (01/05 a 31/05/2024)

Rua Washington Luiz, 1110, Centro Histórico, Porto Alegre/RS

• Estádio Beira-Rio (10/05)

Avenida Padre Cacique, 891, Porto Alegre/RS

• Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (21/05 a 31/05)

Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico, Porto Alegre/RS

• Mercado Público de Porto Alegre (22/05 a 31/05)

Largo Jornalista Glênio Péres, 1, Centro Histórico,

• Monumento ao Expedicionários (22 a 31/05)

Parque Farroupilha (Redenção) Avenida José Bonifácio, 245

• Palácio Piratini (23/05 a 31/05)

Praça Marechal Deodoro, Centro Histórico, Porto Alegre/RS

MATERIAIS MAIO VERMELHO 2024

Você pode fazer o download dos materiais da campanha Maio Vermelho 2024 e fazer parte desta campanha. Acesse o link abaixo e participe!

MELHOR PARA A SOCIEDADE, MELHOR PARA A ODONTOLOGIA