0800-510-5242 |
(51) 98600-0177 |
(051) 3026-1700 |
09h às 17h
Durante a fiscalização, o Dr. Nelson Eguia encontrou os materiais contaminados depositados atrás da cadeira onde é realizada a testagem PCR na população e descobriu que o lixo está acumulado no local há cerca de uma semana e são descartados irregularmente, colocando em risco de contaminação os profissionais e os pacientes. A Cirurgiã-Dentista responsável pela unidade, está afastada após testar positivo para a Covid-19, era quem recolhia os materiais contaminados e fazia o descarte. O local não tem ventilação.
Os profissionais da Odontologia não foram treinados para realizar os testes PCR. O treinamento aconteceu por meio de vídeo na plataforma YouTube.
“Uma situação lamentável, de insalubridade e desumana. A população está sendo enganada, as pessoas procuram atendimento para fazer o teste, acreditando que o local é seguro, mas a realidade é que nesta unidade você pode se contaminar, colocando em perigo a vida de todos. A saúde de Canoas não está sendo respeitada”, afirma Eguia.
O CRO/RS vai oficiar a Prefeitura de Canoas, para que as irregularidades encontradas sejam regularizadas.
SORRISO SEGURO
A fiscalização do CRO/RS faz parte da Campanha Sorriso Seguro, que atua por meio de rígidas vistorias nas alas odontológicas das unidades de saúde da rede pública do Estado, garantindo melhores condições de trabalho para o profissional e, consequentemente, um atendimento de qualidade para à população. Após a vistoria, a Autarquia oficia a Prefeitura do município para realizar as adequações conforme a Norma Técnica (SSE/RS40/2000) de Biossegurança em Estabelecimentos Odontológicos e Laboratórios de Prótese Dentária no Rio Grande do Sul
Clique aqui e assista o vídeo na íntegra:
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110