0800-510-5242 |
(51) 98600-0177 |
(051) 3026-1700 |
09h às 17h
Na vistoria, o CRO/RS encontrou um cenário insalubre na instalação do consultório odontológico. A torneira para higienizar as mãos e os instrumentos tem um pedaço de mangueira embutida, quando o acionamento de água deve ser feito por torneira com comando de pedal ou acionamento automático por meio do cotovelo, dispensando o contato de mãos com o dispositivo da torneira durante o fechamento da água.
O ar condicionado está sem higienização, o que acaba expondo os profissionais e os pacientes a agentes infecciosos e poluentes. A Vigilância Sanitária determina que a manutenção deve ocorrer em todos os componentes do sistema de climatização, como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno.
O instrumento para esterilizar os materiais está localizado dentro da sala de atendimento, quando o correto é estar em uma área separada. O material do consultório e o piso são inadequados, a tubulação está aparente, há fissuras na parede, a cadeira odontológica está enferrujada e a cuspideira está com vazamento.
“A UBS Boa Saúde está em um estado totalmente inadequado. É um absurdo a situação do consultório odontológico dessa unidade. A sociedade merece respeito. A saúde merece ser respeitada”, declara o Presidente do CRO/RS, Nelson Eguia.
De acordo com as condições averiguadas na inspeção, a UBS Boa Saúde não está em condições sanitárias de realizar atendimentos odontológicos. O estado atual da UBS coloca em risco a saúde dos pacientes e dos cirurgiões-dentistas. O CRO/RS vai oficiar a Prefeitura de Canoas para que faça as adequações conforme às normas da Vigilância Sanitária.
Clique aqui e assista o vídeo na íntegra.
Melhor para a sociedade, melhor para a odontologia.
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110