Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

SAÚDE BUCAL E ALIMENTAÇÃO: O QUE TEM A VER?

Não apenas os cuidados básicos como utilização de escova dental, creme com flúor e fio dental, fazem parte da boa saúde bucal, mas uma alimentação saudável rica em alguns nutrientes e alimentos específicos.
SAÚDE BUCAL E ALIMENTAÇÃO: O QUE TEM A VER?

Confira alguns nutrientes e alimentos importantes para a boa saúde bucal:

Alimentos fibrosos

São importantes porque, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, a mastigação desses alimentos ajuda a promover “autolimpeza” dos dentes. Maçã, cenoura, kiwi e pera são alguns dos exemplos de alimentos fibrosos.

Vitamina A

Necessária para a reepitelização e ativação da creatina-dental, tecido epitelial e responsável pelo esmalte dos dentes. Pode ser encontrada em vegetais verde-escuros como espinafre, couve e brócolis;

Vitamina C

A falta de vitamina C causa o sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes se não for tratada. Porém, os especialistas não aconselham o consumo exagerado de alimentos ricos nessa vitamina, como a laranja e o abacaxi, pois eles causam desmineralização e deixam o dente mais poroso.

Vitamina D

A vitamina D é importante porque atua na absorção de cálcio, auxiliando na fixação do mineral nas bases ósseas e dos dentes. Alimentos como ovos, peixes, leite e derivados são contém boas quantidades de vitamina D.

Alimentos ricos em cálcio

O cálcio faz parte da composição dos dentes, sendo essencial na fase da infância, porque os dentes ainda estão em formação. Tal nutriente é encontrado no leite e derivados e folhas verdes escuras.

Gorduras boas

Azeite extra virgem, castanhas e abacates são óleos bons que ajudam na saúde bucal. Eles promovem uma barreira oleosa em volta dos dentes, auxiliando na proteção e impedindo cáries;

Consumo de água

O consumo de água ajuda a eliminar detritos, açucares e ácidos. Além disso, a água tratada de grandes cidades contém flúor em sua composição, que reforça a resistência do esmalte do dente.

Além disso, existem alimentos que prejudicam a saúde bucal das pessoas. Mas isso é assunto para um outro conteúdo. Fique atento!

Siga nossas redes sociais:

Facebook: Crors Conselho

Instagram: @crorsconselho

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110

+55 (51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora