Conselho Regional de Odontologia

Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

26 DE JULHO: DIA DOS AVÓS

Neste 26 de julho, Dia dos Avós, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal para melhoria na qualidade de vida da terceira idade.
26 DE JULHO: DIA DOS AVÓS

Consistente literatura científica comprova que a situação de vulnerabilidade orgânica e a susceptibilidade das pessoas idosas está relacionada à presença de comorbidades nessa faixa etária, o que impacta, também, em problemas bucais como: cárie de raiz, diminuição de saliva (xerostomia), inflamação na gengiva (gengivite) e possível agravamento (periodontite).

A visita regular ao Cirurgião-Dentista, especialista em Odontogeriatria, aliada aos cuidados diários de higiene bucal, podem evitar surgimento e complicações com a saúde bucal do idoso. No caso de pacientes que utilizam prótese dentária parcial ou total (fixa ou removível), a atenção precisa ser redobrada para reduzir o risco de infeções sistêmicas e bactérias no ato da escovação. Os cuidados abrangem escovação dos dentes, higiene da língua e mucosas, esterilização da escova dentária e bochecho da cavidade bucal antes da escovação.

A preocupação do Sistema CFO/CROs corresponde à maior expectativa de vida na história do Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país será a quinta população mais idosa do mundo em 9 anos. Pessoas com mais de 60 anos representa 11% da população geral, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos, em 2030.

O direito à saúde bucal, como parte da saúde integral é garantida pela Lei 10.741/2003, no Brasil. Acesso reforçado, inclusive, por meio dos Direitos fundamentais previstos pela Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994). Somada às legislações vigentes, o crescimento da expectativa de vida também tendência crescente necessidade de maior atuação de Cirurgiões-Dentistas especialistas em Odontogeriatria. Em âmbito nacional, dos 334.316 mil Cirurgiões-Dentistas com inscrição ativa nos Conselhos de Odontologia, apenas 276 são especialistas nessa área.

Especialização

A Odontogeriatria é uma especialidade existente desde os anos 2000, de forma que o profissional habilitado nesta área é o mais preparado para o tratamento Odontológico em pacientes com mais de 60 anos, pois têm conhecimento do envelhecimento biológico, psíquico e emocional. Para a especialista, o Odontogeriatra possui domínio amplo das doenças prevalentes na terceira idade com suas repercussões na cavidade bucal – podendo elaborar um programa preventivo – e de conhecimento dos medicamentos de usos continuo suas repercussões na cavidade bucal; somado ao domínio da interferência dos medicamentos com a farmacologia odontológica e anestésicos de usos odontológicos.

5 Medidas preventivas à saúde bucal do idoso:

  1. Escovação dos dentes com frequência
  2. Manter uma boa hidratação
  3. Uso do fio dental diariamente
  4. Higienização das próteses
  5. Alimentação saudável

Avós, amor que não divide, se multiplica! Amor que ultrapassa gerações.

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110


0800-510-5242
(51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora