DICAS PARA ESCOLHER MELHOR SUA ESCOVA DENTAL

Fundamental para os cuidados básicos de saúde bucal, a escova dental tem diversos tipos, formas e tamanhos. No entanto, é preciso ficar atento em alguns fatores para escolher a opção que beneficie sua saúde bucal.
DICAS PARA ESCOLHER MELHOR SUA ESCOVA DENTAL

Dentre a classificação, temos escovas dentais com as cerdas macias, médias e duras. Muitos dentistas concordam que a melhor opção é a escova de cerdas macias, porque agride menos as estruturas e tecidos bucais. Além disso, recomenda-se a escova de cabeça pequena, pois esta permite alcançar melhor todas as áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.

Preferencialmente o cabo deve permitir uma boa empunhadura e as cerdas devem ter uma mesma altura, mas nada impede que se utilizem escovas de outros modelos e conformações. Importante é que estejas a utilizando de forma correta e sem causar danos (abrasões, retrações gengivais). Por isso, mais importante que o instrumento (escova) é a forma de uso – sem movimentos amplos, sem muita pressão sobre os dentes, com as cerdas posicionadas de forma que limpem a região de encontro entre a gengiva e os dentes – é lá que se deposita a maior porção da placa bacteriana. Importante é usar uma escova que se ajuste à sua boca, que permita alcançar todos os dentes e que seja utilizada de forma adequada.

QUANDO DEVO TROCAR DE ESCOVA DENTAL

Os fabricantes recomendam a troca a cada 03 meses, mas isso depende muito do tipo de cerdas utilizadas, da força aplicada, do movimento que se executa na escovação, da frequência de uso da escova. Preste atenção e, sempre que as cerdas estiverem se “abrindo” ou que perceber que já não parece estar limpando, recomenda-se a troca. E, lembre-se, sempre seque bem as cerdas depois de utilizar, cerdas úmidas mofam!

Visite periodicamente seu cirurgião-dentista!

Siga nossas redes sociais:

Facebook: Crors Conselho

Instagram: @crorsconselho