Conselho Regional de Odontologia

Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

ENDODONTIA

De acordo com a etimologia da palavra, "Endo" significa dentro ou interno, "odóntos" quer dizer dente, e "ia" significa ação. Ou seja, a endodontia é a especialidade da Odontologia que se ocupa do diagnóstico, do tratamento e da prevenção de doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa. Mas atua e trata também patologias que acometem a raiz e os tecidos periapicais.
ENDODONTIA

O especialista em Endodontia é o profissional competente para a realização de procedimentos conservadores da vitalidade pulpar, de procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpar, de procedimentos cirúrgicos paraendodônticos e do tratamento dos traumatismos dentários.

A Endodontia é uma área fundamental para a saúde da boca, principalmente quando falamos do sucesso dos tratamentos de reabilitação bucal. O profissional poderá atuar também na avaliação e tratamento – quando viável – de fraturas e outros traumas que possam comprometer a estrutura do dente.

De modo geral, a intervenção do Endodontista é necessária para prevenir ou tratar a ocorrência de infecções graves – que podem debilitar a saúde geral do paciente – e para evitar a perda dentária. Nesse sentido, ele é o profissional capacitado a identificar as situações que exigem o tratamento endodôntico e também se o mesmo poderá alcançar o devido sucesso quando recomendado. Além disso, o Endodontista também pode colaborar com a estética e a autoestima do paciente quando realiza um clareamento interno de dentes que foram tratados endodonticamente e escureceram.

📱Siga nossas redes sociais:

Facebook: Crors Conselho

Instagram: @crorsconselho

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110


0800-510-5242
(51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora