CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR NA ODONTOLOGIA REGENERATIVA

O papel das células-tronco, como um importante instrumento para a Medicina e a Odontologia Regenerativas vem sendo consolidado sob diferentes perspectivas em todo o mundo.
CÉLULAS-TRONCO E TERAPIA CELULAR NA ODONTOLOGIA REGENERATIVA

No Brasil, especialmente a partir de 2018, os avanços regulatórios em curso, capitaneados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), trouxeram grande estímulo ao desenvolvimento e à entrega de soluções à sociedade, por meio de aplicações em terapia celular, terapia avançada e terapia genética.

As células tronco são um grupo especial de células que possuem características específicas e aplicações na terapia regenerativa de tecidos. Para que seja possível a formação de um novo tecido precisamos das células tronco, um fator de crescimento para induzi-las, e uma matriz como estrutura de suporte. No caso da Odontologia podemos encontrar células tronco no periodonto e no tecido pulpar. As células dos tecidos bucais possuem a mesma capacidade de diferenciação que as células tronco maduras da medula, o que inclui a odontologia num cenário de avanços científicos.

Quem se interessa por esse assunto, encontrará referenciais no site da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), empresa parceira do CRO de Vantagens.

📱Siga nossas redes sociais:

Facebook: Crors Conselho

Instagram: @Crorsconselho