MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA GUIA COM ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DURANTE A PANDEMIA

Profissionais e gestores de saúde contam com mais uma ferramenta para ampliar e qualificar os atendimentos odontológicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde lançou o Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Covid-19, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pesquisadores.

O material foi dividido em eixos temáticos, reforçando as necessidades relacionadas à saúde bucal e o cuidado com a população e profissionais de saúde durante os atendimentos no SUS.

“Muitas pessoas deixaram de procurar atendimento durante a pandemia. Por conta disso, estamos fomentando o melhor atendimento para dar atenção a uma possível demanda represada. O Ministério da Saúde está fazendo sua parte com liberação de recursos e o lançamento do guia para orientar os profissionais de saúde bucal”, reforça o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente.

Entre os temas abordados, estão os parâmetros recomendados para orientação do atendimento a ser implementado em cada localidade; os diferentes cenários de atendimento e as ações a serem realizadas para cada um deles; aspectos a serem observados para a organização de todos os serviços da rede de saúde bucal; classificação de urgências e atendimentos eletivos; medidas de precaução e higiene para controlar a disseminação do coronavírus, além de apresentar alternativas para o atendimento presencial, como a teleodontologia.

IMPLEMENTAÇÃO

A pasta elaborou, por meio de um vídeo, dez passos para a implementação do guia e a reorganização dos atendimentos odontológicos, que envolvem a disseminação do conhecimento, o cuidado aos profissionais de saúde, as necessidades de saúde bucal de cada região e orientação à população para cuidados e prevenção à Covid-19.

Acesse o Guia por aqui.

Maiores informações acesse o site do CFO (www.cfo.org.br) ou do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).