Conselho Regional de Odontologia

Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

CUIDADOS ODONTOLÓGICOS PARA O PACIENTE ONCOLÓGICO: QUAL O LIMITE PARA O CIRURGIÃO-DENTISTA (CLÍNICO GERAL)?

O Projeto Maio Vermelho, com o objetivo de conscientizar acerca da prevenção do câncer bucal, realizará transmissão ao vivo pelo Instagram @projetomaiovermelho, no dia 26/05, às 17h, com o cirurgião-dentista, José Ricardo Sousa Costa, apresentando os cuidados odontológicos que o CD deve ter com o paciente oncológico.
CUIDADOS ODONTOLÓGICOS PARA O PACIENTE ONCOLÓGICO: QUAL O LIMITE PARA O CIRURGIÃO-DENTISTA (CLÍNICO GERAL)?

No Brasil, 15 mil novos casos são estimados a cada ano, cerca de 1000 só no Rio Grande do Sul. A taxa de mortalidade se mantém em 50% e o diagnóstico tardio parece ser o principal responsável por este quadro, pois quanto mais avançado, mais limitadas são as alternativas de tratamento e pior o prognóstico.

“As terapias para recuperação de pacientes oncológicos têm efeitos colaterais e a boca é acometida por muitos desses problemas, como mucosites, xerostomia, infecções, etc. (…) O cirurgião-dentista tem um papel fundamental na prevenção e manejo dessas alterações bucais que acontecem em meio ao tratamento”, comenta CD José Ricardo.

“O trabalho do cirurgião-dentista permite que o paciente tolere o tratamento oncológico sem que ocorra a suspensão do mesmo, reduz a morbidade e agrega qualidade de vida”, finaliza José.

Associação do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (ACECO), Secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios, Cursos de Odontologia de todo o Estado, TelessaúdeRS/UFRGS e muitos parceiros, com organização da UFRGS, SMS-PMPA e CRO/RS, formam o grupo de trabalho permanente do Projeto.

Agende-se:

Instagram: @projetomaiovermelho

Quando: 26/05 (terça-feira), às 17h.

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110


0800-510-5242
(51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora