CRO/RS PRESENTE NA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PASSO FUNDO

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS), o CRO/RS participou da eleição do Conselho Municipal de Saúde da cidade.
CRO/RS PRESENTE NA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PASSO FUNDO

O conselheiro da Autarquia, Evandro Balen, representou os cirurgiões-dentistas no encontro, acentuando a importância da fiscalização na saúde.

“Foi um momento muito importante para a fiscalização da saúde no município”, comentou.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi criado pela Lei nº2840/1992. O referido Conselho tem caráter gestor e fiscalizador do Sistema Único de Saúde, em nível municipal, atuando na formulação de estratégias e no controle social da execução da política de saúde em nossa cidade.

Em síntese, compete ao CMS estabelecer mecanismos de controle e avaliação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), em nível municipal, inclusive, quanto a fiscalização sobre as atividades administrativas e econômico-financeiras do Fundo Municipal de Saúde (FMS). Além destas atribuições específicas, cabe ao CMS participar na elaboração e aprovação do Plano Municipal de Saúde.

“Com o novo Conselho Municipal de Saúde surgem esperanças de uma saúde pública melhor fiscalizada que trará benefícios à sociedade”, finaliza Balen.