Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

ÉTICA COMO PROTEÇÃO

A discussão sobre ética parte do princípio do convívio do ser humano individual quando é inserido no contexto social. Ou seja, no momento em que encontra e interage com semelhantes.
ÉTICA COMO PROTEÇÃO

A discussão sobre ética parte do princípio do convívio do ser humano individual quando é inserido no contexto social. Ou seja, no momento em que encontra e interage com semelhantes. A ética nasceu para nortear esses encontros, cada vez mais frequentes e em diferentes espaços – atualmente, acrescido de plataformas de comunicação online.

Citando a ética como uma forma legal de proteção contra problemas com a Justiça, o conselheiro do CRO/RS CD Éverson Martins, presidente da Comissão de Ética, acredita que os profissionais precisam usar os meios legais para não sofrerem questões judiciais futuras. “É recomendável que o CD tenha uma documentação mínima para se proteger de denúncias e processos”.

Documentação que, segundo Éverson, é importante na rotina dos profissionais, tais como prontuários, termo de consentimento de livre esclarecido, plano de tratamento assinado pelo paciente e exames radiológicos com laudos não devem passar despercebidos nos consultórios.

De acordo com a Comissão de Ética, nos últimos 5 meses foram feitas 32 denúncias e 26 processos foram abertos contra profissionais. O que reforça a preocupação do doutor Éverson voltada à acumulação documental para defesa profissional.

Profissionais instruídos na questão ética e jurídica é o que o CRO/RS busca estimular (…), trabalho bem feito e reserva jurídica são fatores fundamentais para o cirurgião-dentista alavancar a carreira, destacou Martins em artigo escrito para a Revista CRO Notícias, cuja edição online está à disposição por aqui e demais plataformas de comunicação da Autarquia.

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110

+55 (51) 3026-1700

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora