Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

TIRADENTES EXECUTOU A PRIMEIRA AÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por “Tiradentes”, é considerado o patrono da odontologia brasileira, por seu ofício de esculpir em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituição de dentes ausentes - tida como a primeira ação direcionada à saúde bucal no Brasil.
TIRADENTES EXECUTOU A PRIMEIRA AÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Joaquim José da Silva Xavier, filho de mãe brasileira e pai português, nasceu na Fazenda de Pombal – situada no sudeste mineiro. No entanto, viveu a maioria da infância com seu padrinho, em Vila Rica (atual Ouro Preto – MG). Além da participação na Inconfidência Mineira (1789), Joaquim se destacou em uma área até então pouco conhecida: a odontologia.

Em 1790, o jovem que nasceu em Minas Gerais, se destacou na área odontológica por esculpir em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituição de dentes ausentes – destaque que lhe deu o apelido de Tiradentes. Por consequência, é considerado o patrono da odontologia por ter realizado a primeira ação direcionada à saúde bucal no Brasil.

Além disso, Tiradentes foi um importante personagem da Inconfidência Mineira – movimento social que buscou libertar a população brasileira da colonização portuguesa, ao final do século XVIII. Seu aniversário de morte (21 de abril) é a data que o País lhe rende homenagem.

O CRO/RS ressalta a importância histórica de Tiradentes para o Brasil e, principalmente, para a área odontológica nacional.

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110

+55 (51) 3026-1700

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora