Conselho Regional de Odontologia

Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

Dia Internacional da Síndrome de Down: tratamento Odontológico inclusivo

Importância das técnicas para direcionar os cuidados à condição sistêmica de cada paciente
Dia Internacional da Síndrome de Down: tratamento Odontológico inclusivo

Neste 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, os Conselhos de Odontologia enfatizam a importância do Cirurgião-Dentista no tratamento odontológico inclusivo. O conhecimento das condições sistêmicas do paciente com Síndrome de Down é indispensável para um bom atendimento, que por sua vez pode interferir ainda na assistência clínica odontológica.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais nos núcleos das células, o cromossomo 21, levando então à trissomia do cromossomo 21. No Brasil, estima-se 1 em cada 700 nascimentos seja de crianças com trissomia do cromossomo 21, totalizando cerca de 270 mil pessoas com Síndrome de Down.

Pacientes com SD apresentam características específicas que fazem com que a atenção à sua saúde bucal tenha cuidado diferenciado, como alterações nos dentes e estruturas envolvidas na mastigação, deglutição e respiração que devem ser acompanhadas e tratadas, de forma precoce. Além do mais, alterações de ordem sistêmica nesses pacientes podem impactar sua saúde bucal e vice e versa.

Para o sistema Conselhos de Odontologia, a visita dos pacientes com Síndrome de Down ao Cirurgião-Dentista deve ser realizada o mais precocemente possível, onde se deve orientar sobre os hábitos e alimentação saudável, a importância dos exames de consultas de manutenção periódica conforme o risco identificado pelo profissional para cada paciente.

Além disso, em 2022, o Conselho Federal de Odontologia lançou a cartilha “Síndrome de Down: acolhimento às diversidades em ambiente odontológico” com o objetivo de expandir o olhar inclusivo do Cirurgião-Dentista no cuidado com a saúde bucal de pacientes com Síndrome de Down para além dos especialistas em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. O vínculo afetivo-humanizado entre Cirurgião-Dentista, paciente e seus responsáveis-cuidadores precede e subsidia as diversidades e diferenças dessa parcela da população para o tratamento odontológico.

Curiosidade sobre o Dia da Síndrome de Down

A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, mas só fez parte do calendário nacional em 2022, após aprovação do PL 6576/2019. Quanto ao dia Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março em referência à trissomia no cromossomo 21, que são em pares, mas por conta da alteração possuir um terceiro cromossomo, ou seja, a trissomia do 21, dia 21 do mês 3.

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110


0800-510-5242
(51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora