RECOMENDAÇÕES AMIB/CFO PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NA ODONTOLOGIA ESTÁ EM SUA 4ª VERSÃO

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresentou a 4ª versão de recomendações desenvolvidas em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), para intensificar a luta contra a covid-19 no atendimento odontológico.

Nesta edição, as atualizações têm como destaque prioritário o atendimento realizado em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), considerando publicações científicas, revisões sistemáticas publicadas e demandas identificadas pela categoria em todo o Brasil no último ano pandêmico.

As medidas protocolares norteiam uma atuação segura do profissional Cirurgião-Dentista na unidade hospitalar, respeitando a complexidade do atendimento odontológico frente a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19. Entre os cuidados bucais, o documento evidencia, por exemplo, o tratamento de descontaminação bucal e orofaríngea relacionando as substâncias descontaminantes/oxidantes e o tempo de uso.

Além disso, na continuidade pós-procedimento urgência/emergência, o Cirurgião-Dentista deve prestar suporte por meios de comunicação entre paciente/família e equipe assistencial, para sistematizar e diminuir o número de visitas presencias evitando possibilidade de infecção cruzada. As recomendações também pontuam práticas essenciais para evitar fatores de risco de maior transmissão em ambientes de UTIs. As condutas preconizadas para o atendimento odontológico estão em consonância com a American Dental. Association (ADA, 2020) e World Health Organization (WHO, 2020).

Acesse por AQUI.

Siga nossas redes sociais:
Facebook: Crors Conselho
Instagram: @crorsconselho