Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

JANEIRO BRANCO: SISTEMA CONSELHOS ALERTA CATEGORIA SOBRE IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

O Sistema Conselhos alerta os profissionais de Odontologia sobre a importância dos cuidados com a saúde mental neste cenário de novos desafios provocados pela pandemia.
JANEIRO BRANCO: SISTEMA CONSELHOS ALERTA CATEGORIA SOBRE IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

O alerta faz referência à campanha mundial de conscientização à saúde mental – Janeiro Branco – voltada para reforçar a prevenção do adoecimento emocional. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

A preocupação dos Conselhos de Odontologia fortalece a campanha deste ano: “Pacto pela saúde mental: todo cuidado conta”. A relevância considera o trabalho desenvolvido pela categoria na linha de frente contra a Covid-19, o distanciamento social, a fragilização da saúde financeira e o luto familiar, fatores que podem impactar, sobremaneira, a qualidade de vida e a felicidade desses profissionais.

Essas turbulências emocionais representam crescimento acelerado de doenças mentais, principalmente diante de enfrentamento de situação traumática, o chamado Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT). Dados da OMS revelam que a depressão afeta mais de mais de 350 milhões de pessoas no planeta e a ansiedade atinge 18,6 milhões de brasileiros. Os transtornos mentais atingem um terço do número total de incapacidades nas Américas.

A Psicóloga Clínica Verusca Roseno (CRP 01/14028), especialista em Psicologia Positiva, Neuropsicologia e Psicoterapeuta TCC, destaca a importância dos profissionais de Odontologia adotar hábitos saudáveis e manter o acolhimento familiar como medidas preventivas de doenças mentais. “A saúde mental está interligada diretamente às necessidades básicas do ser humano, por isso a relevância de garantir uma rotina equilibrada entre as demandas profissionais e o convívio social. Além disso, é fundamental associar esse cuidado com alimentação saudável, tempo para descanso e boa noite de sono. Em casos específicos, é necessário o acompanhamento de um profissional psicoterapêutico”, explicou.

Sobre a campanha Janeiro Branco

A campanha originada pelo psicólogo Leonardo Abrahão junto com outros psicólogos de Minas Gerais, em 2013. O mês de Janeiro foi escolhido pelo fato de as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos a cada ano-novo, então o primeiro mês é o marco inicial.

A cor branca foi escolhida pelo fato de ser a junção de todas as cores, remetendo à ideia de que o indivíduo para ter Saúde Mental precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Conheça a campanha por aqui.

Siga nossas redes sociais:

Facebook: Crors Conselho

Instagram: @crorsconselho

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110

+55 (51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora