CONSULTA DO CFO REVELA QUE 82% DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS ENTREVISTADOS CONTINUAM TRABALHANDO DURANTE A PANDEMIA

A Consulta inédita realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) revelou que, 82% dos Cirurgiões-Dentistas entrevistados continuam exercendo a Odontologia durante o período de pandemia do novo coronavírus, com os cuidados de biossegurança recomendados pela Autarquia.

Desses, 72% continuaram trabalhando com as restrições exigidas – a exemplo de horário de atendimento, menor número de auxiliares, urgências e emergências; 10% dos entrevistados afirmaram continuar trabalhando sem qualquer tipo de restrição e 18% interromperam os trabalhos nesse período.

O levantamento realizado com mais de 40 mil Cirurgiões-Dentistas em todo o país, reflete a importância das medidas protetivas de saúde do CFO à categoria para garantir maior segurança na relação profissional-paciente. Desde o início da pandemia, o objetivo do Conselho foi garantir maior segurança aos profissionais da Odontologia e seus pacientes. A tomada de decisões norteou iniciativas em diversas frentes com base nos avanços sobre o conhecimento da Covid-19, de publicações científicas e, principalmente, a partir das demandas identificadas pela categoria. A preocupação do CFO fomentou recomendações específicas para o ambiente clínico, o Cirurgião-Dentista, a equipe auxiliar e seus pacientes, que reforçaram, ainda mais, a capacidade profissional para lidar com ambientes de alto risco biológico.

Nos últimos meses, o Sistema Conselhos de Odontologia publicou dois manuais – um voltado para boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos e outro direcionado para boas práticas em biossegurança e desinfecção de materiais de moldagem e moldes para profissionais de prótese dentária; ambos desenvolvidos em parceira com o Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) e o International Team for Implantology (ITI). Acerca de recomendações de enfrentamento à Covid-19, foram elaboradas três atualizações em conjunto com Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e outra específica para consultórios clínicos e ambiente hospitalar, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Além disso, o Ministério da Saúde atualizou a regulamentação do atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde, em conformidade com as recomendações do CFO. Seguindo o mesmo entendimento, a primeira versão, publicada em março, abrangeu o atendimento de urgência e emergência, como prioridade e nessa atualização, as informações foram categorizadas, conforme área de atuação na rede pública, sobre os procedimentos eletivos – acolhimento, triagem clínica, avaliação de sintomas e definição de casos.