Conselho Regional de Odontologia

Você está em

Home / Voltar / Plenário

Detalhes da Notícia

MAIO VERMELHO: POR QUE EXAMINAR A BOCA?

A campanha Maio Vermelho, com o objetivo de conscientizar acerca da prevenção do câncer bucal, realizará transmissão ao vivo pelo Instagram @projetomaiovermelho e @telessauders, no dia 22/05, às 16h, com a cirurgiã-dentista teleconsultora do TelessaúdeRS – UFRGS, Michelle Roxo e a enfermeira teleconsultora do TelessaúdeRS – UFRGS, Laura Ferraz, apresentando a importância do exame bucal no combate ao câncer de boca.
MAIO VERMELHO: POR QUE EXAMINAR A BOCA?

No Brasil, 15 mil novos casos são estimados a cada ano, cerca de 1000 só no Rio Grande do Sul. A taxa de mortalidade se mantém em 50% e o diagnóstico tardio parece ser o principal responsável por este quadro, pois quanto mais avançado, mais limitadas são as alternativas de tratamento e pior o prognóstico.

“A importância do profissional de Saúde criar uma rotina de exame de boca tem relação direta com a identificação precoce de doenças, entre elas o câncer de boca. A detecção de desordens potencialmente malignas (lesões que precedem o câncer) ou neoplasias malignas precoces favorecem o prognóstico e/ou reabilitação do paciente”, comenta CD Michelle Roxo.

“O exame da boca pode trazer elementos fundamentais na avaliação da pessoa, elucidando sinais e/ou sintomas, mas também levantando questões relacionadas ao autocuidado, comorbidades e vulnerabilidades. Uma inspeção atenta pode identificar lesões em estágio inicial e principalmente, suscitar a abordagem relacionada a fatores de risco, como por exemplo, oferecer tratamento para a cessação do tabagismo e alcoolismo”, finaliza enfermeira Laura Ferraz.

Associação do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (ACECO), Secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios, Cursos de Odontologia de todo o Estado, TelessaúdeRS/UFRGS e muitos parceiros, com organização da UFRGS, SMS-PMPA e CRO/RS, formam o grupo de trabalho permanente do Projeto.

Agende-se:

Instagram: @projetomaiovermelho e @telessauders

Quando: 22/05 (sexta-feira), às 16h.

Compartilhe!


RUA VASCO DA GAMA, 720

PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90420-110


0800-510-5242
(51) 3026-1700

CRORS@CRORS.ORG.BR

ESCOLHA O SETOR DESEJADO
Ancora