BRASIL PRECISA CUIDAR DA SAÚDE DOS IDOSOS

“Passados oito anos da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010) constata-se que a saúde bucal de idosos ainda se mantém como um desafio”, relata a presidente da Comissão de Promoção de Saúde em Odontologia do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) e coordenadora do Projeto Maio Vermelho do CRO/RS, Juliana Romanini. “Neste estudo de 2010, aproximadamente 90% dos idosos apresentavam mais de 60% dos dentes ausentes na cavidade bucal e, destes, menos de 25% relataram usar algum tipo de prótese”, destaca ela.

RS LIDERA RANKING DA SÍFILIS

O Rio Grande do Sul lidera o ranking da sífilis, doença existente na Europa antes mesmo da descoberta do Brasil! E que está aumentando na faixa etária dos idosos. Tal situação demonstra a vulnerabilidade e exposição da população a doenças como AIDS, hepatite e outras infecções sexualmente transmissíveis. Qualquer uma delas facilmente diagnosticada por teste rápido ou exame laboratorial, que pode ser solicitado pelo CD.

REVELAÇÃO ATRAVÉS DA BOCA

Diferentes pesquisas indicam que as doenças bucais mais comuns: cárie e gengivite estão associadas ao agravamento de doenças do coração, hipertensão, diabetes, síndrome metabólica e transplantes de órgãos. Ainda mais: o câncer é a primeira causa de morte em 1/3 dos municípios gaúchos. Por  sua vez, o câncer de boca atinge 1000 gaúchos a cada ano e, se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de mais de 95%!

“Essa realidade ratifica a importância de campanhas que mobilizem a Odontologia, como a realizada pelo Projeto Maio Vermelho de Combate ao Câncer Bucal, que leva informação e possibilidades de diagnóstico e tratamento à população ” reforça Juliana Romanini.

“Entendemos que os avanços na área da saúde passam necessariamente por uma mobilização conjunta da sociedade e das instituições representativas em linha direta com os parlamentares, entende Juliana. “Sem a ativação dessa cadeia, seguiremos com lacunas, reivindicando e aguardando por soluções que não ocorrem ou ocorrem de maneira pontual, para a doença e não para a saúde”!

Em situações de dúvida, de doenças ou de complicações que podem ocorrer na cavidade bucal solicite o apoio do cirurgião-dentista.