Você esta em

Notícias

CÂNCER BUCAL EM PAUTA NA ASSEMBLEIA E NO EXECUTIVO GAÚCHO

Maio já acabou, mas a luta contra o Câncer Bucal segue em pauta.... A coordenadora do projeto Maio Vermelho, Juliana Romanini, reuniu-se com a deputada estadual Zilá Breitenbach, buscando potencializar as chances de êxito da proposta Linha de Cuidado ao paciente com Câncer Bucal.

O objetivo é ganhar ainda mais espaço para debates acerca do tema, e garantir que a população tenha acesso desde a prevenção até a reabilitação.

A Deputada aderiu ao projeto, viabilizando ações junto à Assembleia Legislativa, para a mobilização na Luta Contra o Câncer Bucal, além de agendar e acompanhar audiência com o Secretário de Saúde do Estado Rio Grande do Sul, Francisco Paz.

Em recente reunião, as ações e demandas foram apresentadas ao Secretário. Ele garantiu que irá estabelecer um plano de ação, aproximando as demandas do Projeto com a realidade existente na rede de atenção ao Câncer Bucal.

Demandas

• Ampliação do acesso às informações da rede do Estado, para mapeamento dos diferentes níveis de atenção;


• Qualificação da vigilância sanitária para casos de Câncer Bucal;

• Designação de cirurgiões-dentistas em cada município, para atuar e monitorar os casos locais;


• Apoio para treinamento e fortalecimento destes profissionais, no sentido de que se tornem referência dos municípios, na realização de biópsias. Isto, acarretará na redução do encaminhamento de casos mais simples à capital, gerando resolutividade local e redução de custos;

• Estímulo para cirurgiões-dentistas realizarem o treinamento de aconselhamento antitabágico e incentivo para que este profissional seja prescritor do tratamento antitabágico – solicitação de exames;

• Avaliação da realidade atual para o tratamento odontológico reabilitador;


• Viabilidade de cotas regionais para reabilitação após tratamento.

Compartilhe!