Você esta em

Notícias

MAIO VERMELHO: DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM CÂNCER BUCAL EM DEBATE

Os desafios na Construção da Linha de Cuidado em Câncer Bucal estarão em pauta, no evento que dá início às ações do mês de Combate ao Câncer Bucal, o Maio Vermelho.

A atividade ocorre no Anfiteatro Carlos Cesar Albuquerque, nas dependências do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), no dia (24/04), das 13h às 18h.

O evento é organizado pela coordenadora do Projeto da Linha de Cuidado, presidente da comissão Promoção Saúde CRO/RS, CD Juliana Romanini, em parceria com o Comitê das Entidades de Classe da Odontologia – CECORS – CRORS – UFRGS - PMPA e professor da Faculdade de Odontologia UFRGS/HCPA e Teleconsultor do Estomatonet e TelessaúdeRS-UFRGS, CD Vinicius Coelho Carrard.

“Queremos reunir profissionais e estudantes da área da saúde, para que fortaleçamos esta proposta, que é de extrema necessidade. O Câncer de Boca necessita de diferentes profissionais durante todas as etapas do tratamento, como cirurgião-dentista, médico de cabeça e pescoço, oncologista e outros”, afirma Juliana Romanini.

Objetivos da Linha de Cuidado:

O Projeto prevê que a Linha atue desde a prevenção, orientando crianças sobre os malefícios do fumo. Passe pelo treinamento de cirurgiões-dentistas para que estejam preparados para dar o diagnóstico precoce e posteriormente, preparação do paciente e redução das complicações. Além disso, participa da reabilitação do indivíduo, quando ele precisa do acompanhamento de nutricionistas, fonoaudiólogas, entre outros profissionais.

“A proposta é atuar em várias linhas de frente, como reduções de danos e da mortalidade, tudo com o objetivo de reforçar a autonomia do paciente e a importância do autocuidado”, ratifica Juliana.

Programação completa:


13h00 – Recepção

13h30 – Abertura: Apresentação do Projeto Maio Vermelho: articulador das ações na construção da linha de cuidado no RS (Juliana Romanini - CEO Santa Marta / Odontologia - HCPA)

14h00 – O cirurgião-dentista na prevenção e diagnóstico precoce (Vinícius Coelho Carrard - Faculdade de Odontologia UFRGS/HCPA/TelessaúdeRS-UFRGS)

14h30 - O papel do cirurgião-dentista no preparo do paciente para o tratamento contra o câncer e cuidado nas complicações (Marco Antonio Trevizani Martins - Faculdade de Odontologia/UFRGS/HCPA)

15h00 – Cirurgia de cabeça e pescoço: realidades do tratamento do paciente (Virgílio Zanella - Cirurgia de Cabeça e Pescoço / Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)

15h30 – Cirurgia de cabeça e pescoço: realidades do tratamento do paciente – Gerson Maahs - Cirurgia de Cabeça e Pescoço / HCPA

16h00 – O cirurgião dentista na reabilitação: prótese bucomaxilofacial - Adriana Corsetti - Faculdade de Odontologia/UFRGS

16:30 – A fonoaudiologia na retomada da autonomia e autocuidado – Vera Martins - Fonoaudiologia / Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

17h00 às 18h00 – Troca de experiências

Compartilhe!