Você esta em

Notícias

MAIO VERMELHO: BALANÇO FINAL DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER BUCAL EM GRAVATAÍ

A campanha Maio Vermelho, de prevenção e combate ao câncer bucal, a através da equipe de saúde bucal do município de Gravataí examinou mais de uma centena de pessoas durante atividade promovida pelo CRO/RS e UFRGS, sob a coordenação do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (CECO). A ação pontual também contou com a colaboração da Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria da Saúde.

Durante o período da campanha (maio) 20 unidades de saúde realizaram atividades preventivas junto à população, como conversas sobre o tema em salas de espera e realização de exames avaliativos. Houve ainda ações diferenciadas como caminhadas e palestras.
“A parceria com municípios de diversas regiões do Estado amplia o alcance da campanha. Informação e capacitação são nossas principais armas contra a doença”, ressalta o presidente do CRO/RS, Nelson Freitas Eguia.

Também houve capacitações para os profissionais da saúde, visando instruir as equipes sobre a doença, como diagnosticá-la e orientar os usuários quanto à prevenção. O coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e especialista em Estomatologia, Matheus Claudy esteve no auditório do Senac, no dia 26, palestrando para um público de cerca de 80 pessoas, dividas nos turnos da manhã e tarde. O profissional também esteve em Novo Hamburgo nos dias 10 e 17, falando sobre o tema.

Todas as ações foram executadas com o intuito de instruir a população quanto aos perigos do câncer de boca, as suas causas e como evitá-lo.
Ações Executadas:

A USF Érico Veríssimo trabalhou junto ao grupo de idosos, na Associação Comunitária do Parque Conceição, palestrando sobre o tema.

A mesma ação foi adotada pela USF Costa do Ipiranga, que abordou o assunto junto ao grupo de reabilitação Efraim.

A USF Cohab C promoveu uma caminhada até os locais onde há a comercialização de bebidas alcoólicas, falando sobre a ligação do consumo excessivo de álcool com a incidência do câncer de boca.

A USF Morada do Vale II trabalhou a temática com os grupos Bem Viver e Hiperdia, respectivamente.

A USF Barro Vermelho promoveu uma atividade voltada para os idosos do Centro de Referência da Assistência Social Barro Vermelho, tratando do assunto com palestra voltada ao tema.

A USF Santa Cecília também se mobilizou e falou de saúde bucal no grupo Vida e Saúde.

Encerrando o mês, a UBS São Geraldo promoveu atividades com os usuários da unidade.

*Com informações do Portal Vale7

Compartilhe!

Receba nossa Newsletter cadastre-se.